Covid na Favela - Santo André
A Pandemia e o Pós-Pandemia da Covid-19 no alcance da Agenda 2030 em populações vulneráveis moradoras de núcleos de favela
Oficina com 10 mulheres da comunidade
No último sábado, a professora Silmara Conchão, o professor Eduardo Magalhães, junto com o Leo, liderança local, estiveram organizados no Complexo do Morro da Kibon para realizar uma oficina com 10 mulheres da comunidade, que agora fazem parte da equipe responsável por coletar os dados quantitativos da nossa pesquisa do Projeto Nacional Pós-Covid-19.
Integrar essas mulheres nessa fase é muito valioso, pois elas conhecem de perto as histórias, os desafios e as transformações que aconteceram nas favelas brasileiras depois da pandemia. Nosso trabalho conjunto é mais do que pesquisa, é sobre escutar, compreender e construir pontes a partir de dentro das comunidades. 👏🏼
Reunião Pesquisa Pós Covid-19 e as Favelas Brasileiras - Núcleo ABC
O Núcleo ABC do nosso projeto segue avançando e a agenda de pesquisa para os próximos meses está definida! 👏🏼
Agora em setembro, a equipe promoverá um rico encontro online de formação para pesquisadoras e pesquisadores, com o objetivo de orientar e aprimorar suas habilidades em pesquisa de campo. Além disso, também será lançado um material com orientações básicas para estes pesquisadores!
Já em outubro, começa a fase quanti da pesquisa, e por fim em novembro, se inicia a fase quali. Assim, seguimos firmes para gerar evidências qualificadas e impacto social a partir do território.
Visita a comunidade parceira do projeto: Morro da Kibon - Santo André
Na semana passada, alguns membros da coordenação responsável pela região do Grande ABC no nosso projeto, estiveram presentes no Morro da Kibon para um dia mega produtivo, que marcou mais um passo importante na nossa pesquisa.
Na ocasião, a equipe promoveu um rico diálogo com moradores do morro, lideranças e donos de estabelecimentos comerciais, afim de desenvolver o levantamento e o reconhecimento geográfico da localidade para a organização da amostra da pesquisa quantitativa.
Essa etapa tem como objetivo coletar e analisar dados numéricos sobre o grupo-alvo da pesquisa, permitindo medir, quantificar e verificar estatisticamente hipóteses relacionadas ao impacto da pandemia do Covid-19 nas favelas brasileiras!


