.

.

.

Covid na Favela - Minas Gerais

A Pandemia e o Pós-Pandemia da Covid-19 no alcance da Agenda 2030 em populações vulneráveis moradoras de núcleos de favela


Coleta de dados na comunidade Pedreira Prado Lopes - Belo Horizonte

 

As equipes da nossa pesquisa seguem empenhadas na coleta de dados! 👏🏼

Recentemente, o núcleo responsável pelas comunidades de Belo Horizonte realizaram entrevistas qualitativas com moradores da Pedreira Prado Lopes e também fizeram a aplicação do questionário do componente quantitativo — mais uma etapa importante para nossa pesquisa!

Seguimos juntos no desenvolvimento desse rico projeto! E você, continue nos acompanhando.


Territórios de Luta e memória em Belo Horizonte

 

Na nossa pesquisa, o núcleo de Minas Gerais atua em territórios cheios de história, resistência e potência.

A Pedreira Prado Lopes, com cerca de 7 mil habitantes, é uma das favelas mais antigas da cidade. Seu território, marcado por um tecido urbano denso e verticalizado, guarda uma memória viva da cultura negra da cidade. Lá também fica localizada a Ocupação Pátria Livre, um espaço de intensa mobilização popular, onde brotam iniciativas de solidariedade, como a cozinha comunitária criada para enfrentar a insegurança alimentar. 👏🏼

Nosso trabalho na região tem se fortalecido através da colaboração com moradores, parcerias importantes e o Projeto BH-Viva, desenvolvido pelo @osubh.ufmg , que analisa os impactos das políticas de urbanização em favelas.

Pesquisar nesses espaços é reconhecer que as favelas não são margens, mas centros vivos, em disputa, onde a saúde, a memória e a dignidade se constroem todos os dias.


Estreia do documentário: "Pátria Livre: Moradia, Saúde e Vida." - Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG)

 

Recentemente, o Conservatório da UFMG recebeu a primeira exibição do curta-documentário, com sessão lotada e participação ativa do público! 👏🏼

A obra retrata, com sensibilidade e profundidade, as lutas por moradia digna e o direito à cidade, a partir das vozes e vivências de quem constrói diariamente a Ocupação Pátria Livre, localizada na Pedreira Prado Lopes – território histórico de resistência em Belo Horizonte e considerada a primeira favela da capital mineira.

Além de cenário do documentário, a Pátria Livre será também o local onde o grupo da UFMG atuará na nossa pesquisa, reforçando o compromisso da universidade com a produção de conhecimento voltado para a transformação social.

O documentário é uma produção da Liga de Saúde Coletiva da UFMG, Faculdade de Medicina da UFMG e JazzMedia Produções.

Em breve, após o circuito de festivais, estará disponível gratuitamente em plataformas digitais, vale a pena assistir!